Uma visão mais ampla de estratégia de marca e mercado

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.
Picture of Marcus V. Nash

Marcus V. Nash

Quando falamos de estratégia de marca e mercado, novas descobertas dentro da ciência do marketing e da economia comportamental traduzem a complexidade dos tempos atuais em um mundo volátil e em constante evolução.

Um negócio costumava começar com estruturas legais complicadas, depois a paixão ou o produto; a partir daí, você o construiria e atrairia clientes. No mundo de hoje, são necessários apenas três cliques do mouse para iniciar um negócio, e o resultado é um modelo de negócios modernizado e de marca em que o produto é construído, modificado e moldado após definir quais dores do cliente resolvemos.

 

Modelo Antigo

Negócio → Produto → Cliente

Modelo atual

Cliente → Produto → Negócio

 

“Sua marca não é o que você diz que é. É o que dizem que é.”

 

Para criar um negócio de sucesso e se posicionar com as novas tendencias de consumo e comportamento, temos que avaliar amplamente as transformações que estão ocorrendo a cada instante.

Estratégia é avançar para “o próximo estágio, em vez de algum destino final”. E, certamente, uma forte estratégia de marca não deve apenas fornecer força emocional e aspiracional, mas também influenciar o desenvolvimento do negócio. Deve alinhar o trabalho diário da empresa com os objetivos de longo prazo e servir de guia para dizer sim ou não a novas iniciativas e investimentos.

Agora, pode ser um bom momento para ter uma visão mais ampla e examinar se as decisões dentro do seu negócio estão alinhadas com o propósito da sua marca existir.

 

O que é a estratégia de marca, ou seja, Branding?

 

Por definição, estratégia de marca é um plano a longo prazo para o desenvolvimento de uma marca bem-sucedida para chegar a metas específicas. Primeiro, vamos esclarecer o maior equívoco sobre a estratégia de marca: sua marca não é seu produto, sua logo, seu site ou seu nome. A marca é muito mais que isso; ela engloba tudo aquilo que é intangível. No entanto, é essa intangibilidade difícil de definir que separa as marcas poderosas das medíocres.

Em resumo, podemos dizer que Branding é uma ideia conceito, uma percepção que gera um valor intangível que impacta todas as partes envolvidas a partir da percepção usuário.

 

Por que a sua marca deve ter um propósito claro?

 

Um Propósito claro funciona como um direcionador atemporal para o negócio, que ajuda a Organização a evoluir e se reinventar quando necessário. Sem isso, a Organização corre o risco de estagnação ou de se perder em meio às mudanças aceleradas do mercado.

A falta de Propósito pode gerar uma incoerência entre as estratégias de negócio, marca e comunicação e entre os times responsáveis por estas diferentes frentes.

Sem um Propósito claro, as lideranças da Organização podem ter mais dificuldade de visualizar oportunidades para a geração de valor para o negócio e seu ecossistema.

 

O que é ESG e qual sua relevância para as organizações?

A sigla ESG representa três palavras em inglês: “environmental”, que significa ambiente, “social” para responsabilidade social e “governance”, que se traduz como governança. Juntas, essas palavras são usadas para designar uma abordagem mais preocupada com os princípios da marca em relação ao nosso mundo, considerando questões sociais e ambientais.

Para as questões ambientais, podemos citar a sustentabilidade, o uso de energias renováveis, o cuidado com os recursos naturais e o descarte correto do lixo. Quanto às questões sociais, estão presentes a inclusão, as causas beneficentes, o apoio à diversidade, a segurança no trabalho e a saúde mental dos funcionários, por exemplo.

São os compromissos básicos que as Organizações devem assumir para minimizar o impacto negativo inerente ao seu negócio e cadeia de produção. Ex.: uma marca de alimentos reduzir seu consumo de água, energia, emissão de carbono e descarte de resíduos.

 

Como traçar um plano eficaz?


Para construir valor no mundo de hoje, Organizações precisam de uma proposta de valor robusta, que conecte seu produto/serviço ao papel e vínculo emocional que ela quer desempenhar na vida das pessoas e ao impacto positivo que quer ter no mundo. Para estruturar e mensurar a construção de valor das Organizações nestas 3 dimensões, usamos o que chamamos de Ondas do Branding:

  • Produto

Foca em pontos mais racionais. Aqui, o branding deve ajudar a Marca a ser conhecida e ter uma oferta com boa percepção do seu custo-benefício e dos seus diferenciais fortes.

  • Pessoas

Busca criar uma relação emocional com as pessoas, gerando identificação, fidelização e conexões emocionais.

  • Propósito

Sobre ter uma visão de mundo inspiradora, com produtos e serviços que criem um impacto positivo. Valores e atitudes capazes de mobilizar a sociedade.

 

 

Em resumo, a consistência de como a marca se relaciona e se comporta deve ser claramente comunicado, amplamente disponível e facilmente acessível.

As crenças ditam como as marcas se conectam com as pessoas e por que as pessoas se conectam com as marcas. Quando as experiências de seus clientes e funcionários se conectam com o verdadeiro significado e propósito de sua organização, o resultado é uma marca na qual as pessoas acreditam e um crescimento mensurável dos negócios.

 

Esse artigo foi escrito com fontes do E-book “Decodificando propósito” da Agência Ana Couto,  livro “Como Ar Marcas Crescem” de Byron Sharp e Artigo de Simon Vieira e Olivia Perry “O que é pensamento de marca”.

Pular para a barra de ferramentas