O SpamAssassin é um sistema inteligente, que analisa cada mensagem que chega no servidor, e através de regras próprias, determina se o e-mail é um SPAM ou não. Se for considerado SPAM, o assunto do e-mail pode ser modificado para alertar o remetente, e no corpo da mensagem é incluída um breve relatório, explicando o porque daquela mensagem ser classificada como SPAM. O SpamAssassin não vai apagar e-mails considerados SPAM, até porque o sistema não é 100% preciso, falsos positivos podem ocorrer, mas é raro.

Ao receber um e-mail, o SpamAssassin analisa o conteúdo, procurando sentenças já classificadas como SPAM, textos com muito uso de HTML, domínio do remetente diferente do servidor que enviou a mensagem e muitos outros detalhes. Para cada indício de SPAM, o e-mail vai ganhando pontos, se atingir 5 pontos, é classificado como SPAM. Portanto, não basta o e-mail ter a palavra "viagra" para ser considerado SPAM, é preciso que o e-mail tenha outros indícios característicos de SPAM para ser classificado como tal.

O SpamAssassin é atualizado regularmente, para que novas regras entrem no sistema, e passem a detectar os SPAMs com maior precisão. Ao ativar o SpamAssassin em seu site, você pode cadastrar determinados e-mails e dominios na lista branca, de forma que estes nunca sejem marcados como SPAM, e tem também a lista negra, onde você pode cadastrar os domínios e e-mails considerados SPAM.

Além disso, você deve ativar a opção "rewrite subject" (re-escrever o assunto) para que o SpamAssassin inclua alguma identificação no assunto do e-mail que tem SPAM, assim você poderá criar um filtro no seu programa de e-mail, para excluir estas mensagens ou enviá-las para uma pasta de e-mails suspeitos.

Veja como configurar o SpamAssassin:

1) Acesse o seu Cpanel;

2) Clique no ícone "E-MAIL", logo após será exibido o menu do gerenciado de e-mail, clique na opção "SPAM ASSASSIN";

3) Vai aparecer a tela de configuração do "SPAM ASSASSIN", clique em "HABILITAR SPAM ASSASSIN" (enable spam assassin), aguarde alguns segundos para a ativação, depois clique em VOLTAR (back);

4) Agora ative o recurso de re-esrever o titulo do e-mail. Isso é necessário para que você saiba qual e-mail é SPAM ou não. Clique em "CONFIGURAR SPAM ASSASSIN" (configure spam assassin);

5) Nesta tela, no primeiro campo é o total de pontos para um e-mail ser considerado SPAM. Recomendamos 5 pontos, abaixo disso o SPAM ASSASSIN fica muito sensível e mensagens normais podem ser consideradas SPAM, e acima de 5 pontos o SPAM ASSASSIN pode deixar escapar alguns SPAMS;

6) Ainda na mesma tela, no segundo campo você deve informar qual a palavra vai aparecer no titulo da mensagem que for considerada SPAM. O padrão é ******SPAM******, recomendamos deixar assim;

7) Nos próximos campos existem:

WHITE-LIST (lista branca), que é a lista de e-mails ou dominios que não devem ser analisados pelo SPAMASSASSIN. Ideal para colocar o dominio de clientes e amigos.

BLACK-LIST (lista negra), a lista que o SPAM ASSASSIN vai sempre considerar como fonte de SPAM, sem contar os pontos. Se você conhece algum e-mail ou dominio com SPAM, voce pode adicionar nesta lista.

8) Clique em GRAVAR (save) e o SPAMASSASSIN já estará ativado e configurado.

O QUE FAZER A PARTIR DE AGORA ?

Agora verifique seus e-mails, assim que um e-mail for considerado SPAM pelo SPAMASSASSIN o assunto (subject) dele será renomeado para *****SPAM***** (ou outra palavra que você tenha configurado). Com isso você pode montar um filtro para tratar estas mensagens.
Esta resposta lhe foi útil? 0 Usuários acharam útil (0 Votos)